Páginas

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Procon orienta que usuários de planos de saúde se recusem a pagar valores extras aos médicos


Com a paralisação dos médicos credenciados aos planos de saúde se iniciando nesta segunda-feira (12), o Procon Paraná orienta aos usuários que se recusem o pagar qualquer valor extra cobrado pelos médicos. A categoria vem prometendo que deixará de atender os usuários dos planos e o atendimento somente se realizará caso o consumidor pague pela consulta. De acordo com Alane Borba, advogada do Procon, a discussão sobre a remuneração dos médicos pelas operadoras de planos de saúde prejudica os consumidores.


“É importante que os usuários recusem qualquer pagamento extra, pois a obrigação do consumidor é pagar em dia sua mensalidade. Qualquer cobrança de valor além deste, caracteriza um desrespeito aos direitos dos consumidores”, diz.  O Procon orienta ainda que os consumidores devem denunciar a tentativa de cobrança extra aos órgãos de defesa do consumidor e à Agência Nacional de Saúde Suplementar  (ANS).
Paralisação
A paralisação temporária se dá pela contrariedade da categoria aos valores pagos pelos convênios médicos. Durante 15 dias os médicos não atenderão consultas pelos planos de saúde. A lista dos planos afetados foi divulgada na semana passada e entre eles estão os planos de saúde Amil, Medial Saúde, Paraná Clínicas, Clinipan e Saúde Ideal. A Unimed não integra a lista das operadoras que não serão atendidas. De acordo com Associação Médica do Paraná a Unimed é um caso diferenciado, pois a operadora é uma cooperativa de médicos.
A paralisação promete ir até o dia 26 de novembro e é válida apenas para consultas eletivas, marcadas com antecedência. A medida foi aprovada e votada em assembleia pelos médicos depois das propostas apresentadas pelas operadoras serem rejeitadas. Desde outubro os médicos planejam a paralisação. Durante o período, as pessoas precisarão pagar pelas consultas ou então reagendar o horário para um dia depois de a manifestação terminar.
MP-PR se coloca à disposição para mediar negociação
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) se colocou à disposição na tarde desta segunda-feira (12) para mediar as negociações entre médicos e planos de saúde. Em nota enviada na tarde desta segunda-feira (12), o MP-PR diz que, na falta de acordo diante todo esse tempo, foi enviada uma proposta a todas as entidades envolvidas com essa proposta.
“Com relação às notícias de paralisação dos médicos paranaenses de planos de saúde, iniciada hoje, o que acarretará prejuízo a um número considerável de consumidores, e diante da notícia de que as entidades envolvidas não chegaram a qualquer tipo de acordo, a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba informa que enviou, nesta manhã, ofício à Associação Brasileira de Medicina (Abramge), Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo (Sinamge), Associação Médica do Paraná (AMP), Sindicato dos Médicos e CRM Paraná, colocando o Ministério Público à disposição para imediata mediação, visando a composição entre as operadoras e os médicos com a maior brevidade possível”.
Ainda segundo a nota, a Associação Médica do Paraná já enviou resposta positiva ao ofício e o MP-PR aguarda a manifestação das demais entidades.

fonte:http://bandab.pron.com.br/jornalismo/procon-orienta-que-usuarios-de-planos-de-saude-se-recusem-a-pagar-valores-extras-aos-medicos-45813/

Nenhum comentário:

Postar um comentário