Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2013

Hospital Unimed pode ser reaberto


Um ano após a Tribuna relatar o completo estado de abandono do Hospital Unimed de Lauro de Freitas, uma novidade traz esperanças aos soteropolitanos. De acordo com informações de funcionários do local, a unidade de saúde foi vendida para o Grupo Morada Nova por cerca de R$ 50 milhões.
No último sábado, um dos novos proprietários esteve no local acompanhado por um engenheiro para fotografar e medir a área. “Eles estão desenvolvendo projetos para apresentar ao grupo comprador”, afirmou um dos funcionários, sem se identificar.
Em entrevista concedida há cerca de um mês, o presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), Francisco Jorge Silva Magalhães, havia confirmado a venda do imóvel para o Grupo. Dos R$ 50 milhões oferecidos
pelos compradores, 50% será destinado a pagamentos atrasados dos funcionários. “Os salários que estão em dias são somente dos funcionários terceirizados. Os (funcionários) diretos do hospital devem começar a receber ainda este mês”, confirmou um funcionário do local.
De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde da Rede Privada da Bahia (Sindisaúde-BA), no local deve funcionar um hospital de câncer, mas ainda não há acordo firmado. Fechado desde o dia 26 de outubro de 2010, a unidade de saúde permanece abandonada. No local, são encontrados apenas seguranças responsáveis em preservar o patrimônio e impedir o acesso de pessoas não autorizadas. A entrada é composta por matagal e lixos, que são recolhidas por diaristas contratados.
Com quase 160 leitos e um atendimento diário de cerca de 300 pessoas, a unidade de saúde finalizou os atendimentos por falta de administração centralizada. Sobre as negociações envolvendo o hospital, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) afirma que não acompanha o caso por se tratar de uma unidade privada. Na tarde dessa segunda-feira (6/5), a Tribuna tentou contato com o médico e gestor da cooperativa, Paulo André Jesuíno, para saber mais informações sobre o caso, mas não foi atendida.
Perda para a Bahia
Com centenas de atendimentos diários, laboratório, centro de imagem, ambulatórios, enfermaria, centro cirúrgico e outras opções de atendimento, divididos em 10 mil metros quadrados, o hospital Unimed foi inaugurado em 2005. Segundo Raimundo Correa, presidente do Sindicato dos Hospitais da Bahia (Sindhosba), muitos problemas envolvem a unidade de saúde, e assim como ela, outros hospitais estão sujeitos a fechamento. “O Unimed é um hospital problemático. Infelizmente, o fechamento foi uma perda para a sociedade, mas do jeito que estamos muitos outros ainda vão fechar”, garantiu.
Moradores do município de Lauro de Freitas são considerados os principais prejudicados com o encerramento dos atendimentos. “Aqui temos apenas o Menandro de Farias e o Hospital Aeroporto, que é particular, mas também faz atendimentos pelo SUS. É uma pena ele ter fechado as portas”, lamentou a aposentada Teresa Barbosa, 52 anos, moradora de Portão.
Esperançoso, o auxiliar de limpeza Claudimir Batista de Oliveira torce para a inauguração de um hospital voltado para o tratamento do câncer no local. “Na Bahia temos apenas o Aristides Maltez. Seria muito bom se tivéssemos outra unidade de porte”, afirmou. Atualmente, 16 funcionários dividem-se em turnos para preservar as instalações do local. 











http://bahia.ig.com.br/2013/05/07/hospital-unimed-pode-ser-reaberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário