Páginas

segunda-feira, 6 de maio de 2013

De olho no plano de saúde, para não perder dinheiro


Que tal pagar o valor menor de mensalidade durante a vigência do contrato? Vale a pena descobrir como funciona a cobrança de coparticipação.


É o que promete a coparticipação dos planos de saúde a quem contribuir na utilização para procedimentos em ambulatório – consultas, exames simples e alta complexidade. Batizado de coparticipação, pelo fato de ser cobrado um valor correspondente em procedimentos realizados pelo cliente. A principal vantagem é o usuário ter um valor de mensalidade menor, e a chamada “franquia” – valor máximo cobrado por cada procedimento.
Apesar de a modalidade ser atraente, muita gente se vê surpresa quando recebe a cobrança depois de ter utilizado o plano coparticipativo para realizar
algum tratamento em ambulatório ou exames solicitados pelo médico assistente.
No plano coparticipativo, quem quiser realizar o parcelamento devido ao alto índice de utilização poderá ter contratempos. Imagine que você tenha um valor de mensalidade fixa de R$ 100,00, com franquia de R$ 80,00 para procedimentos em ambulatório. Se você precisar realizar um grande número de exames durante o mês, poderá receber um valor superior ao dobro da sua mensalidade. Possíveis cenários.
Cenário otimista: a rede credenciada na qual você fez os exames realiza o faturamento das cobranças em período superior a mês vigente. Bom para você. Desta maneira você se organiza financeiramente para os valores que serão cobrados.
Cenário pessimista: a operadora de planos de saúde, e a rede credenciada faturam apenas parte dos procedimentos realizados e realiza a cobrança em períodos distintos – de forma não linear. Ruim para você. Note que o risco de utilizar o plano coparticipativo existe, pois o usuário não possuiu controle sobre o momento de faturamento da rede credenciada e das operadoras de planos de saúde, podendo receber cobrança de valor em uma única vez.
Como evitar surpresas antes da hora? Planejando bem. Programe seus procedimentos de rotina, desta forma você não leva susto no recebimento das cobranças.
Uma boa estratégia é consultar as operadoras de planos de saúde e saber quais serão os próximos vencimentos de coparticipação. Você pode obter o contato da sua operadora no site http://www.ans.gov.br.











http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/de-olho-no-plano-de-saude-para-nao-perder-dinheiro/70412/

Nenhum comentário:

Postar um comentário