Páginas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

181 operadoras de planos de saúde estão em dificuldades financeiras


Além da recente suspensão da venda de 38 planos que desrespeitaram prazos de atendimento, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) classificou 181 empresas de planos de saúde médico e odontológico com problemas financeiros. Somente essas operadoras atendem 2,4 milhões de beneficiários, correspondendo a 4% do total de clientes de planos de saúde no país.
 A elevada proporção das despesas em relação às receitas torna difícil a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro de algumas operadoras, o que se reflete em intervenções por parte da agência reguladora por meio de direções fiscais. Quando a operadora tem deficiências na prestação do serviço de assistência à saúde, a ANS pode
instaurar na empresa deficiente o regime de direção técnica. Em média, as operadoras de planos de saúde comprometem 98,2% da receita de mensalidades com as despesas totais, de acordo com estudo realizado pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde).
 Em números, desde 2000, a ANS decretou 589 regimes de direção fiscal ou técnica em operadoras de planos de saúde devido aos desequilíbrios financeiros ou problemas na prestação da assistência à saúde. No mesmo período, 160 operadoras passaram por processos de liquidação extrajudicial pela ANS. E o número de instauração de regime de direção tem se elevado nos últimos anos: 50% dos casos se concentram entre 2009 e o início de 2011.
 “Os planos de saúde estão entre as empresas que enfrentam os maiores riscos e menores ganhos. É preciso ter uma gestão capaz de reduzir os impactos no orçamento”, apontou Ney Paranaguá, doutorando em Computação e diretor geral da Infoway. Por isso, é fundamental as operadoras de saúdes possuam planejamento por meio de sistemas para melhorar a gestão dessas empresas. No Piauí, IAPEP SAÚDE, por exemplo, dispõe de um sistema totalmente na web desenvolvido pela Infoway.
 Hoje 100% das consultas são realizadas diretamente na rede, dispensando a solicitação de autorização, em relação aos exames este percentual tem uma leve redução, apenas 7% são autorizados na sede do plano de saúde. O sistema de informação gerencial Infoway no IAPEP SAÚDE, apresenta diretrizes para que o gestor que possa se balizar a fim de encontrar a solução mais interessante para resolução do problema. Na prática, a ANS fiscaliza a situação econômico-financeira e de qualidade de assistência à saúde das operadoras e pode decretar regimes de direção fiscal e/ou técnica. Esta fiscalização é importante e necessária, pois protege o consumidor. No entanto, em 27% dos casos de instauração de direção fiscal ou técnica as operadoras sob intervenção da ANS não conseguiram sanar as dificuldades econômico-financeiras e tiveram decretado o regime de liquidação extrajudicial.


http://180graus.com/geral/181-operadoras-de-planos-de-saude-estao-em-dificuldades-financeiras-585804.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário