Páginas

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ministro da Saúde defende atrair médicos formados no exterior


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu nesta quarta-feira (24), durante audiência pública no Senado Federal, a atração para o Brasil de médicos formados no exterior. De acordo com Padilha, a falta de médicos no país é um dos principais desafios para a pasta.

Dados do Conselho Federal de Medicina apresentados pelo ministro apontam que 1,79% dos profissionais que atuam no Brasil atualmente foram formados em outros países.Segundo Padilha, nos Estados Unidos, de cada quatro médicos que atuam no país, um foi formado fora. No Canadá, esse número é de 17,9%. Na Inglaterra, o número sobe para 37%.

“Nós precisamos avançar em programas de intercâmbio como outros países fazem [...] Esta Casa [Senado] precisa discutir formas de atrair médicos formados no exterior para atuar nas áreas que precisamos”, disse Padilha.

De acordo com dados apresentados pelo ministro, o Brasil tem atualmente 1,8 médicos para cada mil habitantes. Na Argentina, o número é de 3,6 médicos para cada mil habitantes e no Uruguai, 3,7.

“Precisamos garantir forma de ter mais médicos perto da população [...], ações para induzir médicos para áreas que mais precisamos”, disse Padilha.










http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/04/ministro-da-saude-defende-atrair-medicos-formados-no-exterior.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário