Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

Planos de saúde deixam clientes sem desconto

Alana Fraga  27/08/2011 às 00:32

Antônio dos Santos teria direito ao desconto por integrar programa de envelhecimento ativo











Antônio dos Santos teria direito ao desconto por integrar programa de envelhecimento ativoOs usuários dos planos de saúde na Bahia ainda devem esperar um pouco mais para obter prêmios e descontos de até 30% no valor da mensalidade pela participação em programas de envelhecimento ativo oferecidos pelos planos de saúde, apesar de já previstos pela resolução homologada pela Agência Nacional de Saúde (ANS), no início desta semana.





Gildo Lima/Agência A TARDE



Nenhuma das quatro operadoras ouvidas por (SulAmérica, Golden Cross, Hapvida e Promédica) tem previsão de quando passarão a oferecer os benefícios aos usuários. Por enquanto, algumas delas limitam-se a oferecer programas cuja participação do beneficiário ainda não é revertida em economia no bolso do consumidor.
A Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), que representa mais 1.417 operadoras em todo o País e responde por 33% do mercado, informa, em nota, que está estudando a norma para, posteriormente, fazer  suas considerações.

Já a SulAmérica afirmou que a federação responde pela operadora enquanto a Golden Cross disse,  em nota, que “está analisando a norma para definir as melhores formas de atuação junto aos associados”. 



O fato é que a ANS já incentivava as operadoras que desenvolvem programas de promoção à saúde, na medida em que pontuava positivamente, nos relatórios de avaliação da qualidade da assistência prestada, aqueles tinham essas opções.


A advogada da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste), Polyanna Carlos Silva, lembra que a resolução proíbe a obrigatoriedade de participação ou que os descontos estejam atrelados a resultados. “Nada disso pode ter custos para o consumidor. Por isso, a agência precisa acompanhar bem de perto para impedir que o impacto desses descontos não reflita nos reajustes das mensalidades”.


No Hapvida, mais de 9,8 mil pacientes fazem parte dos seis programas de medicina preventiva que o plano oferece para controle de diabetes, de peso, hipertensão, assistência pré-natal, autocuidado do idoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário