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terça-feira, 23 de agosto de 2011

Consumidor: Mudar de Plano de Saúde vai ficar mais fácil…

abril 28, 2011 
Mudar de plano de saúde fica mais fácil com alterações nas regras. A partir de agora, quem tem plano de saúde coletivo por adesão, aqueles contratados por associações ou sindicatos, pode trocar de operadora sem passar por um novo prazo de carência.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar criou novas regas para quem quer trocar de plano de saúde. As mudanças começam a valer a partir do fim de julho.

Trocar de plano de saúde deve ficar mais fácil para doze milhões de segurados. Assim, poderão procurar serviços melhores, sem perder vantagens.
 
Confira a reportagem:



“É o que se espera, que aumente concorrência, que haja melhor cobertura, que haja reajustes mais justos e compatíveis com a renda do consumidor”, afirma Maria Elisa Novais, gerente jurídica do Idec.
A partir de agora, quem tem plano de saúde coletivo por adesão, aqueles contratados por associações ou sindicatos, pode trocar de operadora sem passar por um novo prazo de carência. Antes, só planos individuais tinham esse direito.

A Agência Nacional de Saúde suplementar, a ANS, também derrubou a barreira geográfica. O usuário de um plano de abrangência estadual, por exemplo, agora pode mudar para um de cobertura nacional.

Antes, a troca da área de cobertura implicava num novo período de carência.
Para ter direito a esses benefícios, o segurado precisa ter o plano há, pelo menos, dois anos. Mas só para primeira troca. A partir da segunda, quem tem contrato de um ano pode mudar sem problema.

As novas regras valem para os contratos feitos a partir de 1999.

A portabilidade pode ser pedida no mês de aniversário do contrato ou nos três meses seguintes. Quem tem um plano anterior a 1999, continua sujeito às carências se quiser mudar de seguradora.

A ANS também vai permitir que os segurados de empresas com dificuldades financeiras mudem de operadora.

Dona Ana Maria e Seu Dino estão enfrentando este problema. “Eu me sinto péssimo. Porque parece que você está implorando por uma coisa que na realidade você tem direito. Você pagou. Existe contrato!”, observa Dino Mottinelli, representante comercial.
Fonte: Jornal Nacional – 30/04/11 – post inforgospel.com.br

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