Páginas

Mostrando postagens com marcador médicos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador médicos. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Pesquisa revela abusos de planos de saúde

Entre março e junho de 2013, a ANS registrou 17.717 queixas contra 552 operadoras. Médicos e pacientes são as vítimas
Pesquisas recentes da Associação Paulista de Medicina revelam que a saúde suplementar é useira e vezeira em abusos contra médicos e pacientes. Em 2011, nove em cada dez profissionais entrevistados a pedido da APM pelo Instituto Datafolha denunciaram ser vítimas de pressões para reduzir internações, solicitações de exames e outros procedimentos imprescindíveis ao diagnóstico e tratamento adequados.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Médicos do Samu rejeitam proposta de secretaria e iniciam greve


Os médicos reguladores e intervencionistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão em greve por tempo indeterminado desde as 7h da próxima terça-feira (14). A decisão foi tomada por unanimidade em assembleia realizada na semana passada
A categoria voltou a se reunir nesta segunda-feira (13) e recusaram a proposta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de passar de 50 para 100% a gratificação sobre o salário base de R$1800, porém só oferecida aos médicos estatutários, REDAs e TACs, deixando de lado os CLTs e PJs. 
Segundo o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-Ba), outra alternativa

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Planos de saúde: clientes encaram dificuldades para fazer portabilidade




Há 12 anos o administrador Eduardo Abreu, 36 anos, mantém o plano de saúde da mãe, Antonieta, 62, na Unimed Salvador. Quando soube, no início do mês, que os 27.183 beneficiários da cooperativa de médicos poderiam migrar para outras operadoras sem serem submetidos ao período de carência ou cobertura parcial temporária, Eduardo decidiu trocar o plano da mãe, que sofre de hipertensão e problemas na coluna.  
Mesmo com todos os documentos, no entanto, ele teve sua solicitação negada pela operadora Assistência Médica Internacional (Amil). 
Os clientes que seguiram os oito passos indicados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – veja ao lado – e tiveram o cadastro negado pela  operadora desejada, como Antonieta, podem denunciar  o convênio  no disque

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ministro da Saúde defende atrair médicos formados no exterior


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu nesta quarta-feira (24), durante audiência pública no Senado Federal, a atração para o Brasil de médicos formados no exterior. De acordo com Padilha, a falta de médicos no país é um dos principais desafios para a pasta.

Dados do Conselho Federal de Medicina apresentados pelo ministro apontam que 1,79% dos profissionais que atuam no Brasil atualmente foram formados em outros países.Segundo Padilha, nos Estados Unidos, de cada quatro médicos que atuam no país, um foi formado fora. No Canadá, esse número é de 17,9%. Na Inglaterra, o número sobe para 37%.

“Nós precisamos avançar em programas de intercâmbio como outros países

Médicos suspendem atendimento a planos de saúde no próximo dia 25



Médicos em todo o país vão suspender o atendimento a pacientes com plano de saúde no próximo dia 25, quando será organizado o Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde. A mobilização ocorre pelo terceiro ano consecutivo e conta com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenm).

Na data, estão previstos protestos em diversos estados contra o que a categoria chama de abusos praticados pelas operadoras na relação com médicos e com pacientes. O formato dos atos públicos (caminhadas, concentrações etc.) será definido em assembleias organizadas pelas comissões estaduais de honorários médicos, compostas pelas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sistemas permitem que médicos sejam avaliados pelos próprios pacientes


Com três filhos, veterana das maternidades e grupos de amamentação, a funcionária pública Maria Thereza Tosta Camillo, de 38 anos, diz que pediatra bom é tão difícil de achar quanto ouro. Como o dela é ótimo, sempre que pode partilha a riqueza com os colegas e amigos e, mais recentemente com qualquer pessoa conectada à internet, pelo site Recomind.net – espécie de agenda online em que os usuários trocam contatos e avaliações sobre prestadores de serviço, como babás, mecânicos, arquitetos e, cada vez mais, sobre médicos. 
"Havia uma lista de pedidos de pediatra e obviamente eu ia indicar o meu", diz Maria
Segundo Juliano Martinez, um dos fundadores do serviço, a Agenda Recomind conta hoje com os contatos de aproximadamente 400 médicos partilhados

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Administradora de plano de assistência médico-hospitalar é condenada por dano moral



A Unimed de Londrina foi condenada a pagar R$ 15.000,00, a título de indenização por dano moral, aos familiares de uma usuária de seu plano de saúde (já falecida), a quem foi negada autorização para adquirir o medicamento (Zometa - 4mg), prescrito por seu médico, mediante o argumento de que não havia cobertura contratual, visto que o remédio, por ser novo no mercado, teria caráter experimental. 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Consumidor tem direito a dano moral ao convênio negar exame



Os beneficiários de planos de saúde têm direito à indenização por dano moral quando houver negativa para realização de exames por parte da operadora, determinou o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo informações divulgadas pelo órgão nesta sexta-feira, a jurisprudência (entendimento sobre o assunto) do tribunal é que o plano de saúde que se nega a autorizar tratamento - que seja obrigatório por meio de contrato ou pelas regras do setor - "agrava a situação de aflição psicológica do paciente, fragilizando o seu estado de espírito".

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Procon orienta que usuários de planos de saúde se recusem a pagar valores extras aos médicos


Com a paralisação dos médicos credenciados aos planos de saúde se iniciando nesta segunda-feira (12), o Procon Paraná orienta aos usuários que se recusem o pagar qualquer valor extra cobrado pelos médicos. A categoria vem prometendo que deixará de atender os usuários dos planos e o atendimento somente se realizará caso o consumidor pague pela consulta. De acordo com Alane Borba, advogada do Procon, a discussão sobre a remuneração dos médicos pelas operadoras de planos de saúde prejudica os consumidores.