A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
divulgou, nessa quinta-feira (10), durante entrevista coletiva no
Ministério da Saúde, em Brasília, a proibição da comercialização de 225
planos de saúde, administrados por 28 operadoras, em todo o país, a
partir da próxima semana e a pena se estende até março de 2013. No o
último semestre de 2012 foram registradas aproximadamente 13 mil
reclamações contra diversas operadoras que descumpriram a Resolução Normativa 259 da ANS, que determina prazos máximos para consultas, exames e cirurgias.
Durante a coletiva, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o
diretor-presidente da ANS, André Longo, fizeram o balanço do primeiro
ano do ciclo de monitoramento, que teve início em dezembro de 2011. A
medida é resultado da avaliação sobre o acesso e a qualidade dos
serviços prestados pelas operadoras que não se adequaram aos critérios
estabelecidos, e tem como objetivo reforçar a proteção ao consumidor.