Páginas

Mostrando postagens com marcador extração. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador extração. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Lei garante cirurgia reparadora imediatamente após extração da mama



O estigma de ter o seio retirado devido a um câncer significou para Neli Maria de Mello, 63 anos, uma mutilação que vai para além do corpo. É como se, no momento em que lhe tiraram a mama, em agosto do ano passado, tivessem lhe arrancado também a feminilidade. As blusas decotadas deram vez às mais folgadas. A mulher que não saía de casa sem se sentir bela foi tomada pelo desânimo. A vaidade desistiu da batalha.

— Me sinto deformada — define a aposentada.

Para evitar essa sensação, que acentua ainda mais o desgaste de um tratamento de câncer, entrou em vigor nesta quinta-feira uma lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar cirurgia plástica reparadora imediatamente após a extração da mama. 

O texto que vigorava desde 1999 previa a reconstrução mamária, mas não necessariamente no momento da mastectomia. Com isso, a cirurgia plástica